"eu defenderei até a morte o novo por causa do antigo e até a vida o antigo por causa do novo.
O antigo que já foi novo é tão novo como o mais novo."
Augusto de Campos (Verso, reverso, controverso)

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Reclames do Estadão: CTNP (1934)

"Padrão de terra boa"
“Olhe para a photographia acima.É uma pequena amostra da fertilidade das terras do norte do Paraná. A gigantesca figueira que jaz por terra, ao lado de cujo tronco os homens tornan-se pigmeus, é padrão de terra boa, de terra virgem, que dá em troca de quem a cultiva prosperidade e riqueza. Lá tudo é grandioso, o trabalho remunerador, o clima saluberrimo. É a região do próximo futuro, a região de quem ambiciona tirar do solo o que de melhor elle pode dar”.

 Anúncio publicado em 1 de abril de 1934 no jornal "O Estado de São Paulo". 

Fonte:   blogs.estadao.com.br

Reclames do Estadão: CTNP (1949)

 "Norte do Paraná, terra virgem!"
“Nas matas virgens do Norte do Paraná reinam as madeiras de lei e os padrões de terra boa. Em torno da florescente cidade de Maringá abunda o melhor cedro vermelho, livre de brocas e defeitos. Peroba rosa de múltiplas aplicações, cabreuva para esquadrias e construções rodoviárias, pau marfim para móveis e parques, caviunas, paus d’alho e figueiras brancas se multiplicam, belos e robustos”.
O anúncio informa que a Cia. de Terras Norte do Paraná está abrindo estradas de rodagem onde florescem 31 cidades e povoações e conclui: “Vá conhecer Maringá… e venha buscar a família”.

 Anúncio publicado em 1 de janeiro de 1949 no jornal "O Estado de São Paulo". 

Fonte:   blogs.estadao.com.br

Reclames do Estadão - CTNP (1933 / 1936)

"Derrubando uma peroba"
Era uma chamada para interessados em comprar lotes de floresta virgem na região do Norte do Paraná. Com desmatamento não só liberado como incentivado.

Anúncio publicado em 15 de novembro de 1933 no jornal "O Estado de São Paulo". 

“Produzem tudo do bom e do melhor!"
"Posto que o Norte do Paraná seja uma região nova, nem por isso deixa de possuir tudo como nos grandes centros metropolitanos. O bom clima aliado à excelente rede rodoviária e ferroviária, a água magnífica, são fatores preponderantes do progresso verificado. Cidades, vilas, povoações lá fundadas, possuem escolas, telégrafo e tudo o mais. As terras são imensamente produtivas, dando de tudo abundantemente. Café, algodão, trigo, milho, feijão, aveia, frutas, etc., havendo ainda grande quantidade e variedade de madeira. Não há saúva nem outros parasitas nas plantações. Companhia de Terras Norte do Paraná. A maior empresa colonizadora da América do Sul”.

Anúncio publicado em 28 de junho de 1936 no jornal "O Estado de São Paulo".

Fonte:   blogs.estadao.com.br

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Lembrança familiar

Algo familiar me chamou a atenção nesta imagem, neste ângulo!
Bom, já explico:  Este edifício peculiar fica na capital da Coreia do Norte, Pyongyang. O ex-futuro hotel Ryugyong. Possui uma forma piramidal estrelada, gigantesco: 105 andares e 330 metros de altura. Mas o aspecto mais bizarro é o fato de ser uma ruína, uma colossal ruína desde 1992, data em que a sua construção parou. A construção começou em 1987. Julga-se que este projeto megalómano teria sido parte de uma manobra de propaganda do regime da Coreia do Norte, pois se fosse  concluído no prazo, teria sido o hotel mais alto do mundo, que teria 360.000 m2 de área habitável, 3.000 quartos e 7 restaurantes situados nos andares rotativos do topo. Mas em 2008 deixou de ser a maior ruína do mundo moderno e as obras já estão quase no final. (A última foto e vídeo são de fevereiro de 2011).



Video: Youtube (2011)

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

São Paulo: O Salão Internacional de Veículos Antigos

O Salão Internacional de Veículos Antigos acontecerá em São Paulo e irá reviver cada década, retratando as mudanças de comportamento, de estilos, mas sem esquecer aqueles que serão os grandes homenageados: Os Antigomobilistas e suas maquinas maravilhosas.

Salão Internacional de Veículos Antigos (SIVA)
24 a 27 de novembro de 2011
Pavilhão de Exposições do Anhembi
Avenida Olavo Fontoura, 1.209
Santana - São Paulo – SP
Mais informações:  http://salaodeantigos.com.br/

 

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Memória das Escolas: FENACI - Feira Nacional de Ciências

Adesivo que divulgava a III Feira de Ciências de Maringá, promovida pelo Colégio Estadual Dr.Gastão Vidigal e Secretaria de Educação e Cultura de Maringá da Prefeitura Municipal, em outubro de 1972.
Também foi a Primeira de âmbito nacional, um grande sucesso na época, com a presença de alunos e seus maravilhosos experimentos, vindos de escolas de todo o Brasil.
Acima, outro adesivo da II FENACI, mais um sucesso com a sempre iniciativa do Colégio Estadual Dr.Gastão Vidigal, realizada em outubro de 1973.  Ambas as feiras foram realizadas no prédio onde depois seria a Cobal (aqui),  endereço onde atualmente funciona o Shopping Avenida Center, na Av. Mauá com Av. São Paulo.

Fonte: Acervo pessoal de J C Cecilio

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Dica do blog em São Paulo: Pinheiros, capital da arte

O bairro de Pinheiros tem o privilégio de hospedar três grandiosas e imperdíveis exposições artísticas:


A - No Sesc Pinheiros:  QUEREMOS MILES:

“Queremos Miles – Miles Davis, lenda do jazz”, com o intuito de celebrar a vida e obra do trompetista e compositor que se tornou um dos grandes nomes da música mundial .
O projeto foi concebido pela Cité de la Musique de Paris e organizado com o apoio da família e dos gestores da obra de Miles, desenhando sua trajetória desde as primeiras experiências musicais até o auge com o reconhecimento internacional.
O público poderá conferir inúmeros documentos e objetos (alguns expostos pela primeira vez), como por exemplo partituras, pôsteres, fotos em estúdio de Miles com Herbie Hancock, Charlie Parker, John Coltrane e outros. Até mesmo alguns dos trompetes multicoloridos que Miles utilizou nas gravações poderão ser apreciados pelos visitantes. SESC Pinheiros.  R. Paes Leme, 195, Pinheiros, São Paulo - SP - A exposição ficará aberta até 25 de janeiro de 2012. - GRATIS


B - No Instituto Tomie Otake:  STEVE MCCURRY: ALMA REVELADA:

Em cartaz até dia 29 de janeiro de 2012, a exposição “Steve McCurry – alma revelada” traz cerca de 100 imagens que passam pelos muitos lugares e muitas cores vivas presentes no trabalho do fotógrafo americano, trazendo também as guerras, o atentado de 11 de setembro e seu último rolo Kodachrome.
Reconhecido universalmente como um dos maiores criadores de imagens da atualidade, o autor da famosa foto da menina Afegã e membro da Magnum Photos desde 1986 conquistou vários entre os mais importantes prêmios da fotografia. McCurry, de acordo com a tradição mais refinada dos documentaristas, captura a essência das lutas e das alegrias humanas.
A exposição reúne alguns dos mais marcantes e reconhecidos grupos de imagens de países como a Índia, Paquistão e Nigéria. Há décadas McCurry percorre lugares incomuns, trazendo consigo imagens cuja solidez narrativa alimenta fantasias, mistérios e deslumbramentos acerca do desconhecido – o “outro” que conhecemos através de jornais, filmes e revistas.

Instituto Tomie Ohtake (Av Faria Lima, 201 - Rua Coropés, 88 - Pinheiros - São Paulo/SP) - Até  27 de novembro, de terça a domingo, das 11 às 20 horas - GRÁTIS


B - Também no Instituto Tomie Otake: CHARLIE CHAPLIN E A SUA IMAGEM:

“A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso, cante, chore, dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos” (Charles Chaplin)

Após percorrer Estados Unidos, México e países da Europa, a exposição “Chaplin e a Sua Imagem” chega ao Brasil. Desde 19 de outubro de 2011 está ancorada no Instituto Tomie Ohtake, na capital paulista e revela um lindo acervo de fotografias, cartazes, filmes documentários, desenhos e documentos.

O francês Sam Stourdzé é o curador da mostra, que tem apoio da associação criada pelos filhos de Charles Chaplin para preservar o nome e trabalho do pai, a Chaplin Association e também conta com o apoio da Cineteca del Comune di Bologna.
Entre os vídeos expostos estão “How to Make Movies” (1918) e bastidores de “O Grande Ditador” (1940). Assim, a exposição se torna uma viagem no tempo, documentando desde o cinema mudo até o cinema falado.
Charles Chaplin nasceu em Walworth, Londres, filho de Charles e Hannah Harriette Hill, animadores do Music Hall. Tornou-se o mais famoso ator dos primeiros momentos do cinema hollywoodiano e, mais tarde, um grande diretor. Iniciou sua careira como mímico. Em 1965, publicou sua autobiografia, intitulada “Minha Vida”. Além de escritor, diretor, produtor, ator, também foi jogador de xadrez. Faleceu em 1977, em uma noite de Natal.
Sobretudo era um grande humanista e nos deixou sábios dizeres: “Pensamos demasiadamente. Sentimos muito pouco. Necessitamos mais de humildade que de máquinas. Mais de bondade e ternura que de inteligência. Sem isso, a vida se tornará violenta e  tudo se perderá”.
Instituto Tomie Ohtake (Av Faria Lima, 201 - Rua Coropés, 88 - Pinheiros - São Paulo/SP) - Até  27 de novembro, de terça a domingo, das 11 às 20 horas - GRÁTIS
Garotinha paulistana ouve Chaplin em seu primeiro registro de voz, numa única cena sonora (até então inédita) do seu último filme mudo: Tempos Modernos (Modern Times, EUA, 1936)   -   Foto: J.C.Cecilio (2011)


sexta-feira, 11 de novembro de 2011

São Paulo: O Maior Encontro Nacional de Ônibus e Caminhões Antigos

O “Primeiro Clube do Ônibus Antigo Brasileiro” promove em novembro nos dias 26 e 27 a Expo “VVR – Viver, Ver e Rever, A Evolução”, uma exposição de ônibus e caminhões antigos e sua evolução tecnológica.
DATA: 26 a 27/11/2011
CIDADE: São Paulo/SP
LOCAL: Memorial da América Latina

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Maringá na parede

Disco de 78 RPM, de Mário Gennari Filho que traz no lado B: "Maringá" (baião de Joubert de Carvalho), tocando seu acordeon  e acompanhado pelo seu Regional.No lado A: "Terceiro Homem" (foxtrot de Anton Karas) com  Mário no acordeon e Garoto na guitarra havaiana. Selo Odeon, de 1951. 
Devido a um acidente no manuseio, o disco super frágil se partiu. O material utilizado em sua fabricação era a goma-laca, que dá uma característica vítrea e extremamente frágil ao formato. Com a quebra nas extremidades e tornando-se impossível de ser tocado no meu fonógrafo, mas como o belo selo ficou intacto, resolvi enquadrá-lo e agora faz parte de meu acervo histórico e artístico na parede.

Maringá em 3D

A imagem acima é um diorama (cenário em maquete) enquadrado em formato 25cm x 30cm. Tudo em alto relevo, inclusive as nuvens e as árvores.  O artista, que ainda não conheço pessoalmente é o genial Marcelo Gineste, um carioca/fluminense residente em Maringá.  Gineste é artista plástico formado na Faculdade de Belas Artes do Rio de Janeiro, e que também confecciona dioramas com temas de filmes de cinema, como Charles Chapin e outros. Magníficos trabalhos que recomendo conhecer.


Obra de arte:  Marcelo Gineste - tel. (044) 3224-1378
Acervo pessoal de J C Cecilio

Sampa: curiosidades urbanas

Ruas com nomes bem exóticos no município de São Paulo e seu respectivo bairro:
Travessa Canção Excêntrica – Campo Belo
Rua da Música Aquática – Jardim São Luís
Rua Reinado do Cavalo Marinho – Cidade Tiradentes
Rua Peixe-vivo – Socorro
Rua das Variações Musicais – Jardim Ângela

Rua Borboletas Psicodélicas - Jabaquara
Rua Neve na Bahia – José Bonifácio
Rua Balada – Itaquera
Rua Tempo Reverso – Lapa
Rua Viagem ao Céu – Saúde
Rua Águas de Março – José Bonifácio
Travessa Aniz Doce – Capão Redondo
Travessa Maravilha Tristeza – Raposo Tavares

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

DEZ MIL

Hoje foi batida a marca de DEZ MIL acessos a este blog.  Em seis meses de existência, procuramos prestar um modesto serviço de preservação da memória e cultura da cidade de Maringá e região.


Muito obrigado!

J C Cecilio - editor

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Maringá: Objetos do passado


Relíquias de empresas genuinamente maringaenses, acima chaveiro do Leite Pasteurizado Maringá, da empresa Laticínio Maringá S.A. Chaveiro distribuído no ano de 1970 mediante troca de embalagens vazias (saquinhos plásticos do leite).
Abaixo, chaveiro, também da década de 1970, da Malatex Indústria e Comércio de Malas, ainda existente na Av, Brasil, 4799.  

Fonte: Acervo pessoal de J. C. Cecilio