"eu defenderei até a morte o novo por causa do antigo e até a vida o antigo por causa do novo.
O antigo que já foi novo é tão novo como o mais novo."
Augusto de Campos (Verso, reverso, controverso)

domingo, 30 de setembro de 2012

Eternamente Hebe

Fonte: Revista inTerValo número 299 - 14 de Agosto de 1968 - acervo particular de JC Cecilio
Na década  de 1960 - O programa Hebe ia ao ar aos domingos pela TV Record canal 7, de São Paulo. Era o campeão de audiência na época. Hebe Camargo inaugurou a televisão no Brasil em 1950, representou a estrela, a mãe e a mulher brasileira, sempre com alegria contagiante.Neste sábado, a televisão amanheceu sem graça e muito  triste. Adeus "gracinha"! 

terça-feira, 25 de setembro de 2012

O Crime de Maringá


Nesta semana caiu em minhas mãos este livreto que conta uma estória sobre um sangrento crime na zona rural de Maringá. Trata-se de um pequeno conto baseado na toada caipira da dupla Palmeira e Luizinho de 1951 que narra a triste estória de um fazendeiro avarento que mata com um tiro de espingarda, o filho de um pobre sitiante enquanto colhe algumas espigas de milho verde. O pai para vingar a morte de seu filho, mata a machadadas o rico e ganancioso proprietário da Fazenda Santa Pura.  A prosa é de Nenéte de Franceschi e versos de José Galdino de Castro.
A publicação faz parte da coleção Histórias Populares da Gráfica Editora Prelúdio, de São Paulo, SP (década de 1950).

Ouça um pouco da dupla Palmeira e Luizinho, com Paraná do Norte:




sábado, 15 de setembro de 2012

Cidade Canção: Os Jacarés

Reportagem especial do Jornal do Povo de 10 de maio de 1995.
(texto: Reginaldo Eloi / fotos: arquivos particulares dos integrantes).


O primeiro grupo de rock-twist do país, foi criado em 1966 e dissolvido em 1980, fez sucesso em todo o Paraná. Fez muito sucesso com hits dos Beatles e dos Incríveis. O grupo nasceu inicialmente como "The Alligators", influenciado pelas bandas inglesas batizadas com nomes de animais. A banda foi formada por estudantes que se encontravam e tocavam até se organizarem oficialmente como Os Jacarés: Catito, contrabaixista, Lázaro, guitarrista solo, João, baterista e Otacílio "Tatá" Cabral, o vocalista (crooner).  Em outras formações também participaram da banda: Valter Pineda, saxofonista/tecladista e Gentil, guitarrista-base. O grupo Os Jacarés também teve em seu elenco, Cliff (baterista), Alvino Bonatti (baixista), Serginho (baixo) e Valderval (base). Apesar de vários pedidos para a volta da banda, esta nunca se realizou.

A banda tocava e participava de muitos bailes, shows e festivais por todo o Paraná. Lotava platéias em Maringá, como Cine Paraná, Clube da Juventude, Clube Olímpico e Centro Portugês.Os irmãos Gentil J. Jorge e João J. Jorge (falecido em 2012) são filhos do casal de pioneiros Benedito José Jorge (falecido em 1994) e Luzia Seravalli Jorge (falecida em 2012) - Casal proprietários da tradicional Casa Maringá, o primeiro comércio da cidade.



Fonte: Jornal do Povo, Maringá 48 Anos (10 de Maio de 1995). - Acervo particular família Jorge/Abrão.







terça-feira, 11 de setembro de 2012

Separados na maternidade

Aniceto Matti (1920-2000) - maestro
co-autor  do Hino a Maringá
Sean Connery (1930-) - ator - Agente 007
(James Bond)
















sábado, 8 de setembro de 2012

Meu Maringá Velho: Hospital São Paulo

Hospital São Paulo - inaugurado na metade da década de 1940. Localizava-se na Rua Cleópatra (atual Rua José Jorge Abrão). Curiosidade: Do lado esquerdo, aparece uma pequena parte de um prédio também em madeira. Ali funcionou o Foto Primeiro, de Shizuma Kubota, o primeiro fotógrafo de Maringá.
Na lista telefônica em 1962, o endereço com o telefone ainda com quatro dígitos.
O hospital São Paulo foi instalado pelo Dr. Augusto Pinto Pereira - em madeira, durou até meados dos anos 1960. Foi derrubado para ser reconstruído em alvenaria, mas ficou a estrutura armada em tijolos por anos e foi aos poucos sendo invadida por muitas famílias e criou-se ali um grande cortiço. No final da década de 1970 a família Carnelossi comprou a propriedade, que derrubou aquela velha e precária estrutura e transformou-se em bom sobrado residencial.  

Fonte: Foto (1) - Gerência de Patrimônio Histórico - PMM 
          Foto (2) - Detalhe da lista telefônica - Sociedade Telefônica do Paraná, 1962 - acervo JC Cecilio