"eu defenderei até a morte o novo por causa do antigo e até a vida o antigo por causa do novo.
O antigo que já foi novo é tão novo como o mais novo."
Augusto de Campos (Verso, reverso, controverso)

quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

1958 - 1° Festival de Cinema Nacional de Maringá

Maringá viveu seus dias de Cannes. Ao invés de praia, os cafezais fizeram cenário para as celebridades da sétima arte. Acima, Alberto Ruschel, Odete Lara, Eva Wilma e Jonh Herbert. (Foto: Jankiel - Manchete)
Atriz Celeneh Costa exibe a placa comemorativa ao 1° Festival de Cinema Nacional de Maringá em Maio de 1958. Esta placa foi afixada na parede interna do antigo Cine Maringá.

Foto: Gether (revista Cinelândia)


     Os lugares badalados foram: Grande Hotel de Maringá, Cine Maringá, Clube Hípico e Maringá Clube. 
Vieram cerca de cinquenta pessoas diretamente envolvidas com o cinema, atores e atrizes (Anselmo Duarte, Liana Duval, Alberto Ruschel, Andréa Bayard, Carlos Alberto Souza Barros, Odete Lara, Eva Wilma, Jonh Herbert, Mário Sérgio, Celeneh Costa, Lola Brah, Ana Maria Nabuco, Tertuliano dos Passos, Miriam Persia, Luigi Picchi entre outros).
    Diretores: Lima Barreto e Roberto Santos (vencedor de melhor filme "O Grande Momento") e outros mais.
    Destaques internacionais como Harry Stone, representante no Brasil da Motion Pictures, assim como da atriz de Hollywood e televisão dos EUA, Spring Byington  da série "A Noiva de Dezembro" (December Bride) da NBC vencedora do prêmio Emmy de 1957 e personagem no seriado "Laramie" em 1961. 
    A Miss Curitiba Shirley Tempski tratou de dar mais glamour e beleza ao festival maringaense.
Também vieram correspondentes dos principais jornais e revistas do país que deram amplo destaque na época. O evento foi capitaneado por Renato Celidônio com o apoio do prefeito Américo Dias Ferraz, de 3 a 10 de maio de 1958.