"eu defenderei até a morte o novo por causa do antigo e até a vida o antigo por causa do novo.
O antigo que já foi novo é tão novo como o mais novo."
Augusto de Campos (Verso, reverso, controverso)

segunda-feira, 23 de junho de 2014

Anos 1970: GEM - Grêmio de Esportes Maringá






Memorabília do Grêmio de Esportes Maringá. Acervo carinhoso do meu time local. Todos itens originais da década de 1970. A imagem da torcida festejando o campeão paranaense de 1977 - bandeiras e buzinas pelas ruas da cidade. Este foi o meu primeiro registro de paisagem fotografado por uma câmera bem popular. Também fui um "torcedor guerreiro". Bons tempos marcados pelos jornalistas/narradores Ferrari Júnior e Antônio Paulo Pucca.

Fonte: Acervo particular/fotografia de J.C. Cecilio

Anos 1970: Campeonato Paranaense

Plástico/adesivo distribuido pelos postos Shell na década de 1970. Estes são os times do campeonato paranaense onde Maringá era representado pelo MEC - Maringá Esporte Clube (1971 a 1973). Também notamos os antigos logotipos da TV Iguaçu, canal 4 (Curitiba) e TV Tibagi, canal 11 (Apucarana).
Fonte:  Acervo particular de J.C. Cecilio

sexta-feira, 20 de junho de 2014

Seleções Brasileiras: 1938

Com sede na França, em 1938, Nossa Seleção foi dividida em duas equipes: Time Azul, mais agressiva, com Batatais, Domingos, Machado, Zezé Procópio, Martim, Afonsinho, Lopes, Romeu, Leônidas, Perácio e Hércules.
Time Branco, dos "bailarinos": Valter, jaú, Nariz, Brito, Brandão, Argemiro, Roberto, Luisinho e Niginho. 

A competição sofreu pressões políticas, pois a 2a. Guerra Mundial estava para explodir na Europa. Em Strasburgo, o Brasil (time Azul) estréia contra a Polônia e ganha por 6 x 5. O segundo jogo (também time Azul, com Valter no lugar de Batatais) foi contra a Tchecoslováquia que empata por 1 x 1. Houve a necessidade de outra partida e o Brasil (agora com o time Branco) venceu por 2 x 1, classificando-se para a semifinal contra a Itália, perdendo por 2 x 1.  O Brasil foi o terceiro colocado. Venceu a Itália,  a primeira bi-campeã mundial.



Fonte:
Imagem: site http://www.teckler.com/ 
Manchete Esportiva - Suplemento especial de 1966. Acervo particular de J.C. Cecilio


Seleções Brasileiras: 1934

Acima nossa Seleção (CBD), agora na segunda Copa do Mundo, em 1934, com sede na Itália. A equipe: Pedrosa, Sílvio, Luís Luz, Tinoco, Martim, Canali, Luisinho, Valdemar de Brito, Leônidas, Armandinho e Patesco. Perdeu para a Espanha por 3 x 1. O gol brasileiro foi de Leônidas. Perdeu na primeira fase. O campeão foi novamente o país sede, a Itália. 

Fonte:  Manchete Esportiva - Suplemento especial de 1966. Acervo particular de J.C. Cecilio

Seleções Brasileiras: 1930

Nossa Seleção (CBD) na primeira Copa do Mundo, no Uruguai, em 1930. A equipe: Joel, Brilhante, Itália, Hermógenes, Fausto (o famoso "Maravilha Negra"), Fernando, Poly, Nilo e Araken. O Brasil foi derrotado logo no jogo de estréia, contra a Iugoslávia por 2 x 1. A vitória contra a Bolívia por 4 x 0 de nada valeu. O campeão foi o dono da casa, o Uruguai.




Fonte:  Manchete Esportiva - Suplemento especial de 1966. Acervo particular de J.C. Cecilio



segunda-feira, 9 de junho de 2014

Copa do Mundo 2014 - Temática Futebol


Durante o período da Copa do Mundo este blog terá como tema o futebol de Maringá, do Paraná e do Brasil.