"eu defenderei até a morte o novo por causa do antigo e até a vida o antigo por causa do novo.
O antigo que já foi novo é tão novo como o mais novo."
Augusto de Campos (Verso, reverso, controverso)

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Perda: Steve Jobs, o I-novador do mundo (1955-2011)

Biografia

Steve Paul Jobs, 56 anos. Nasceu em São Francisco, Califórnia, em 24 de fevereiro de 1955. Profissão, magnata e inventor, co-fundador, ex-presidente e ex-CEO da Apple Inc. No fim dos anos 70 criou e comercializou a série Apple II, os primeiros PCs de sucesso no mundo.
Em 1984, depois de uma briga com a mesa diretora da Apple, pediu demissão e fundou a NeXT, uma empresa de desenvolvimento de plataformas dirigidas à educação e à administração. Dois anos depois,, comprou a Pixar da Lucasfilm, que depois tornou-se famosa por lançar uma nova linguagem 3D para desenhos animados. Na década de 1990, a Pixar produziu Toy Story  (História de Brinquedo) o primeiro filme infantil totalmente animado por computador. Em 1996, Jobs retornou à Apple, depois que a empresa fundada por ele comprou a NeXT.
Em janeiro de 2006, a Walt Disney Company comprou a Pixar por 7,4 bilhões de dólares. A Disney/Pixar é hoje o maior estúdio de filmes animados do mundo.
A partir de 2007, a Apple começou a comercializar celulares, batizados de iPhones, com tecnologia de toque (batizada de multi-touch por aceitar toques simultâneos). No ano seguinte, lançou a tecnologia 3G do aparelho e, em 2009, lançou o iPhone 3gs, com comando de voz e bem mais rápido. Em 2010, a empresa lançou o iPhone 4, ansiosamente aguardado pelos usuários dos outros modelos. Mas o novo produto foi alvo de polêmicas, depois que alguns usuários verificaram que, se tocado no ponto onde ficava a antena, o aparelho sofria queda de sinal. Dias depois, Steve Jobs admitiu publicamente a existência do problema e apresentou duas opções aos usuários: receber gratuitamente uma capa para evitar o toque na antena; ou receber o dinheiro de volta em qualquer loja da Apple.

Na Apple Steve Jobs permaneceu como seu CEO (Chief Executive Officer – o cargo mais alto de uma empresa) até 24 de agosto de 2011, quando renunciou ao cargo, indicando Tim Cook para seu sucessor. 
A Apple publicou nesta quarta-feira 5 de outubro de 2011, no seu site oficial, a morte de Steve Jobs, que sofria de câncer no pâncreas. A empresa, cita seu fundador como  um "gênio visionário e criativo", um "ser humano maravilhoso".

Aqui, video perdido do lançamento revolucionário do Macintosh, em 1984:

Curiosamente conheci o computador pessoal LISA  em 1985, quando trabalhava na Editora Abril, em São Paulo. Um luxo de tecnologia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário