"eu defenderei até a morte o novo por causa do antigo e até a vida o antigo por causa do novo.
O antigo que já foi novo é tão novo como o mais novo."
Augusto de Campos (Verso, reverso, controverso)

domingo, 24 de setembro de 2017

Maringá Novo - Lojas Riachuelo

Em 1953 com a mudança do Cine Maringá da Avenida Brasil para a Avenida Ipiranga (atual Avenida Getúlio Vargas), eis que surge as Lojas Riachuelo (faixa anuncia para breve, o novo estabelecimento comercial entre o Bazar OK e o Bar Central). Nascia a acirrada concorrência no ramo de "fazendas" (tecidos) e "roupas feitas" com as Casas Pernambucanas, logo ali na esquina com Avenida Duque de Caxias.
Fonte: foto de Badaró Braga ( revista A Cigarra, 1953)
Acervo de J.C. Cecilio

segunda-feira, 18 de setembro de 2017

Prefeito desarvorado!

O então prefeito de Maringá Américo Dias Ferraz cometeu o crime ecológico da época (setembro de 1959). 
A nota acima publicada na revista O Cruzeiro de 1960 adjetiva o excêntrico político.
Acima, uma matéria do grande evento da Semana da Árvore realizado em Maringá em 1959. Presenças importantes como o Ministro da Agricultura Mário Meneghetti representando o governador Moyses Lupion e demais autoridades do município. Publicada na revista A Divulgação (Curitiba).
Fonte: Revista O Cruzeiro (janeiro de 1960) e Revista A Divulgação (setembro de 1959).

terça-feira, 12 de setembro de 2017

Há 40 anos...

Mensagem de Antonio Paulo Pucca (Jaú, SP - 1942 - Maringá, PR -  2007). Presidente da Câmara Municipal de Maringá na data nacional do ano de 1977. Saudoso jornalista esportivo ( rádio e tv), foi vereador por dois mandatos. Fundador do Clube Olímpico de Maringá e do Clube de Caça e Pesca de Maringá, Chefe de gabinete do prefeito Said Ferreira e do Detran entre outras importantes atividades na cidade. Faleceu no dia 6 de setembro de 2007.
Fonte: Jornal O Díário do Norte do Paraná  de 7 de setembro de 1977  - acervo de JC Cecilio.

segunda-feira, 11 de setembro de 2017

Assim nascia a Televisão na cidade


Reportagem anuncia os bastidores da implantação da primeira emissora de televisão em Maringá:

TV Cultura Canal 8 - a mais moderna instalação naquela época. A emissora foi inaugurada em 25 de setembro de 1975 após alguns meses em caráter experimental. Sediada no prédio do antigo colégio Instituto Filadélfia de Maringá na Rua Santa Joaquina de Vedruna, na Zona 5.


Fonte: Diário do Paraná (Curitiba) de 30 de janeiro de 1975.
Fotos e documentos: Acervo de JC Cecilio



sábado, 9 de setembro de 2017

UEM - Território do Campus em 1982

Assim era o campus da Universidade Estadual de Maringá em 1982. Estava começando a expansão da área com novos e maiores edificações, pois a área antiga (ainda hoje) é composta de construções pré-fabricadas.
Abaixo, ampliação da imagem da capa do Catálogo Geral de cursos de 1982. Fotografia de capa sem créditos.
 
Fonte: Universidade Estadual de Maringá (UEM) Catálogo Geral de cursos de 1982.
DAA - Diretoria de Assuntos Acadêmicos - acervo pessoal de JC Cecilio

sexta-feira, 8 de setembro de 2017

Projeto: Eu Amo Maringá - 70 Anos

Projeto Eu Amo Maringá - 70 Anos. Museu Itinerante idealizado e realizado pelo jornalista maringaense José Angelo Rigon composta de exposição de fotografias antigas restauradas, objetos históricos e quadros com pinturas de cenas maringaenses. A inauguração oficial se deu no dia 20 de agosto de 2017 pelas autoridades do município em frente a Catedral com grande repercussão de público e mídia. A exposição continua percorrendo vários bairros da cidade, podendo ser requisitada por escolas e demais instituições/eventos de interesse durante todo o ano de 2017. Na primeira fase, a exposição é composta de fotografias históricas restauradas por Rigon, objetos do acervo de J.C. Cecilio e pinturas de Jeremias Puliquezi.

Aqui, a reportagem da abertura do evento  EU 

http://angelorigon.com.br/2017/07/21/exposicao-itinerante-apresenta-fotos-e-objetos-antigos-da-cidde/#more-192103

Foto:  J.C. Cecilio

Maringá 70!

Nos Anos 1960, o programa de muitas famílias maringaenses era ir ver a chegada e partida do moderno avião da Sadia (mais tarde tornou-se Transbrasil). A empresa aérea que servia muitas cidades do interior do Brasil. Na imagem acima, o turbo-hélice  Dart Herald que voava a 450 km/h equipado com radar. Pousava e decolava em 420 metros de pista.  Anúncio veiculado em várias revistas brasileiras daquela década.
Recorte de acervo de J.C. Cecilio.