"eu defenderei até a morte o novo por causa do antigo e até a vida o antigo por causa do novo.
O antigo que já foi novo é tão novo como o mais novo."
Augusto de Campos (Verso, reverso, controverso)

terça-feira, 31 de maio de 2011

Cine Maringá - Av. Getúlio Vargas

 O Cine Maringá em novo e definitivo endereço, na Av. Getúlio Vargas (provavelmente fotografado em 1953, em sua sessão inaugural).
Na década de 1980, com a nova fachada colorida e modernista.
Em destaque, dois filmes em cartaz,  o  Vencedor de 4 Oscar® em 1981, incluindo melhor filme:"Carruagens de Fogo" (Chariots of Fire, 1981) com Ben Cross, Ian Charleson, Nigel Havers, Nicholas Farrell e Alice Krige - direção de Hugh Hudson e a inesquecível música de Vangelis. Produção da Inglaterra.
O outro sucesso em cartaz era  "Mad Max 2: A Caçada Continua" (Mad Max 2, 1981) - com Mel Gibson, Bruce Spence and Michael Preston, direção de George Miller - produção da Austrália. 
Lembro-me quando estudava no Colégio Gastão Vidigal, ainda bem menino, na década de 70, fomos em várias classes (alunos e professores) assistir à uma sessão especial de "Sem Destino" (Easy Rider, 1969) - im ícone da geração hippie dos anos 60. Sexo, droga e rockn'roll (e Não houve censura, em pleno regime da época, inacreditável ! (reconheço hoje como um ponto positivo para cabeças, sem preconceitos, dos organizadores que eram da própria diretoria do colégio, uma diretoria que era até bem rígida naqueles tempos.)
Com Peter Fonda e Dennis Hopper e Jack Nicholson. Direção de Dennis Hopper. - Produção dos EUA.
Sinopse: Dois motociclistas (Peter Fonda e Dennis Hopper) lançam-se numa odisseia, costa a costa, em busca da América real. Uma aventura que se torna surpreendente devido à diversidade de experiências ao longo da viagem. Desde o encontro com uma comunidade hippie, passando pela droga até à descoberta de uma casa de prostitutas em Nova Orleans.
*** Clique nos links para assistir
Fotos: Gerência de Patrimônio Histórico e/ou Museu da Bacia do Paraná.
Posters e Lobby cards:  Acervo pessoal de J. C. Cecilio

3 comentários:

  1. qual a diferença desse cine maringá para o outro? http://maringaparanabrasil.blogspot.com/2011/05/cine-maringa-av-brasil.html

    ResponderExcluir
  2. Na Av. Brasil (hoje onde funciona as Lojas Riachuelo) o cinema era muito improvisado (final da década de 1940).
    Transferiram o cinema para a Avenida Getúlio Vargas (início da década de 1950)- endereço definitivo, com toda a estrutura e conforto de uma grande sala de espetáculo. O Cine maringá pertenceu a família Bueno Neto.

    ResponderExcluir
  3. Assisti Jurássic Park com meu pai na Getúlio Vargas
    hoje em dia monopólio do cinema dominou tudo

    ResponderExcluir