"eu defenderei até a morte o novo por causa do antigo e até a vida o antigo por causa do novo.
O antigo que já foi novo é tão novo como o mais novo."
Augusto de Campos (Verso, reverso, controverso)

quinta-feira, 17 de maio de 2012

9° Festival de Cinema de Maringá: Os Filhos de Jeca

Curta documentário sobre os antigos cinemas de rua da cidade de Maringá - PR. Produzido por alunas da UEM. Para a minha surpresa, este filme foi escolhido para o 9° Festival de Cinema de Maringá que ocorrerá de 4 a 11 de junho. A produção independente "Os Filhos de Jeca"  teve direção e edição de Fernanda Eda Paz Leite e Tamires Belluzzi Freitas. Karina de Azevedo foi a diretora de edição e produtora junto com Patrícia Adrian; Gabriela Petrucci assina o roteiro e a direção de som. do curso de graduação em Comunicação e Multimeios da Universidade Estadual de Maringá.
Fiquei contente e honrado de passar algumas  informações e imagens de meu acervo sobre os primeiros cinemas da cidade. Acho que vale a pena continuar e complementar este tema.
Talvez "Os Filhos de Jeca - Parte 2".




Aqui, o site oficial do Festival:   http://www.festcinemaringa.com.br/2012/index.php


A cena final do documentário homenageia Amácio Mazzaropi (1912-1981) com a música "Fogo no Rancho" composta por Elpídio dos Santos, o grande compositor paraitinguense, para a trilha original do filme "Jeca Tatu" de Mazzaropi (1959).   Aqui, numa interpretação interessante que garimpei no Youtube - gravado pela oficina Trilha do Som, realizada pelo Coletivo Navegantes, em São Luis do Paraitinga durante a terceira Semana da Canção 2009. 
Esta versão foi gravada pelos próprios alunos da oficina, tocando e cantando. Ficou show de bola!



Nenhum comentário:

Postar um comentário