"eu defenderei até a morte o novo por causa do antigo e até a vida o antigo por causa do novo.
O antigo que já foi novo é tão novo como o mais novo."
Augusto de Campos (Verso, reverso, controverso)

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Maringá, 10 de Maio de 1957

Flagrante da prova ciclística na Praça Raposo Tavares durante os festejos  do 10° aniversário de Maringá, em 10 de maio de 1957.
Na imagem, podemos identificar muitos detalhes capturados pela lente do fotógrafo. Ao fundo, a Avenida Getúlio Vargas, do lado esquerdo vemos a fachada do Bar Colúmbia e mais além, o Cine Maringá. Do lado direito, as agências dos bancos Sul Americano do Brasil e do Banco Mercantil de São Paulo. Também nesta praça, o cidadão (de Araçatuba, SP)  Jaime de Oliveira Machado (falecido em 1980) fez um desafio: pedalou em uma bicicleta parada, num cavalete, por 68 horas para homenagear a cidade.
Neste mesmo dia aconteceu um trágico acidente com um dos aviões da FAB que fazia um show aéreo (integrante da Esquadrilha da Fumaça) chocou-se contra o solo a poucos metros desta praça. Morreram os dois aviadores, os tenentes Dagoberto Seixas dos Anjos e Afonso Ribeiro Melo. 

Fonte: Acervo particular da família Jorge Abrão/Seravalli  - Fotografia datada "10-05-57", sem crédito do autor.



3 comentários:

  1. Conteúdo excelente para quem deseja resgatar a história de Maringá. Percebi que você possui algumas informações e fotos sobre a cidade e, por isso, gostaria de saber se você possui exemplares do primeiro jornal de Maringá - "O Jornal" que me servirá como fonte para pesquisa acadêmica (UEM). Desde já agradeço.
    Joanita de Mello Navas - Maringá
    Contato: joanitanavas@ibest.com.br

    ResponderExcluir
  2. Joanita,
    Muito obrigado por compartilhar este blog.
    Quanto a matérias de O Jornal não tenho nada além do logotipo. Tenho alguns cadernos da Folha do Norte do Paraná e de O Diário (dec. 70/80/90). Melhor entrar em contato com a Biblioteca Central (Municipal) de Maringá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por responder. Tenho certeza que a biblioteca da catedral possui esses documentos, mas é difícil o acesso. Foi bom você ter lembrado da biblioteca, vou pesquisar por lá.
      Agradeço a atenção,
      Joanita

      Excluir