"eu defenderei até a morte o novo por causa do antigo e até a vida o antigo por causa do novo.
O antigo que já foi novo é tão novo como o mais novo."
Augusto de Campos (Verso, reverso, controverso)

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Sede da U.M.E.S.

Enquanto hoje (2013) se trava uma "guerra" para a recuperação do prédio da UMES, União Maringaense dos Estudantes Secundários, aproveitamos para trazer sua origem e projeto, símbolo dos alunos maringaenses desde a década de 1950.

Início de 1959. Uma grande corrente formada pela diretoria da entidade estudantil, a doação do terreno pela Companhia Melhoramentos Norte do Paraná (CMNP) por intermédio do Dr. Herman Moraes de Barros foi viabilizada a tão querida sede própria da casa estudantil.
A diretoria da UMES era assim composta:
Presidente:  Carlos A. Borges; Vice-presidente: Odorino Silva; Primeiro secretário: José Manoel Ribeiro; Segundo Secretário: Doracy Pagani; Tesoureiro: Munefumi Matsubara.
charge de Nelito Chagas
Em 1958, a entidade promoveu o "Baile da Rainha do Café", onde Regina Cyrino foi eleita a mais linda estudante maringaense. Foi uma das melhores festas daquele ano, onde se arrecadou boa receita para os cofres da UMES. Agora (fevereiro/março de 1959), no lançamento da obra, inicia-se a "Campanha do Tijolo" onde se espera colaboração do comércio, indústria e fazendeiros da região, que terão seus nomes gravados no "Livro de Ouro". A maquete confeccionada pelo pintor Menezes, é exposta no hall do Cine Paraná para grande campanha de divulgação. Outra idéia é que o "Hino dos Estudantes" seja musicado pelo compositor Joubert de Carvalho, autor da canção inspiradora "Maringá". Os sócios da UMES contarão com muitas vantagens, tais como abatimento em médicos, dentistas, cinemas e outros estabelecimentos da cidade.
Placa da futura sede, na Avenida Cerro Azul.
Engenheiro idealizador do projeto Dr. Vicent Luty Kasprowicks, o presidente da UMES, Carlos A. Borges e o repórter de "A Estampa". 
Desenho de Nelson Poppi para o livro "Geografia Regional" de Renato Bernardi.
Fonte:  revista "A Estampa do Norte do Paraná" (março/1958)
           livro "Geografia Regional" de Renato Bernardi  (1964)
           Acervo particular de J. C. Cecilio



Um comentário:

  1. é lindo ver a juventude unida de novo pelos seus ideais, e se organizando em prol do seu próprio desenvolvimento

    ResponderExcluir