"eu defenderei até a morte o novo por causa do antigo e até a vida o antigo por causa do novo.
O antigo que já foi novo é tão novo como o mais novo."
Augusto de Campos (Verso, reverso, controverso)

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Memória: O Rei do Café

Nesta fotografia original que adquiri diretamente dos EUA, mostra o "Rei do Café" Geremia Lunardelli peneirando café em alguma propriedade sua no norte do Paraná em 15 de abril de 1955.  Lunardelli nasceu em Mansuè, na região de Treviso, na Itália, em 20 de agosto de 1885. Faleceu em São Paulo, a 9 de maio de 1962. Grande latifundiário, foi denominado rei do café por ter chegado a possuir 18 milhões de pés de café espalhados por suas numerosas propriedades nos estados de São Paulo, Paraná e no sul de Mato Grosso, hoje Mato Grosso do Sul. Também possuia terras em Goiás e no Paraguai.Pelo papel que teve na agricultura brasileira recebeu em 1933 a Ordem do Cruzeiro do Sul.
No verso desta fotografia, a legenda original do arquivo da United Press Associatons, New York Bureau:
Coffee King - Paraná, Brazil. E destaca:  "Coffee king of the world." - "He has the biggest plantation in Brazil. North Paraná itself is the richiest coffee-producing area in the world". 
Foto sem crédito, talvez seja o autor com as iniciais J.B. 

Mais:

A trajetória de Lunardelli inspirou o personagem Geremia Berdinazzi, interpretado por Raul Cortez na telenovela "O Rei do Gado" - produzida pela Rede Globo (1996-1997)  escrita por Benedito Ruy Barbosa.  
Muito antes, em 1961, Tião Carreiro e Pardinho gravaram em seu primeiro disco LP, a moda de viola de grande sucesso:
Rei Do Gado
(Tião Carreiro e  Pardinho)

Num bar de Ribeirão Preto eu vi com meus olhos esta passagem
Quando champanha corria solto no alto meio da granfinagem
Nisto chegou um peão trazendo na testa o pó da viagem
Pro garçom ele pediu uma pinga que era pra rebater a friagem

Levantou um almofadinha e disse pro dono eu tenho fé
Quando um caboclo que não se enxerga num lugar deste vem por os pés
Senhor que o proprietário deve barrar entrada de qualquer
E principalmente nesta ocasião que está presente o rei do café

Foi uma salva de palma gritaram viva pro fazendeiro
Quem tem milhões de pés de café por esse rico chão brasileiro
Sua safra é uma potência em nosso mercado e no estrangeiro
Portanto vejam que este ambiente não é pra qualquer tipo rampeiro

Com um modo bem cortês respondeu o peão pra rapaziada
Essa riqueza não me assusta topo e aposta qualquer parada
Cada pé desse café eu amarro um boi da minha envernada
E pra encerrar o assunto eu garanto que ainda me sobra uma boiada

Foi um silêncio profundo o peão deixou o povo mais pasmado
Pagando a pinga com mil cruzeiro disse ao garçom pra guardar o trocado
Quem quiser meu endereço que não e faça de arrogado
É só chegar lá em andradina e perguntar pelo rei do gado


Acervo pessoal de J.C. Cecilio  - Adquirido de:  Historic Images  (Original Photos from the Past)
Memphis, Tennessee, EUA.


2 comentários:

  1. Muito bom trabalho de registro, abordagem perfeita sobre o assunto. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom seus registros. Lunardelli teve uma casa em minha cidade, ainda de pé

    ResponderExcluir