"eu defenderei até a morte o novo por causa do antigo e até a vida o antigo por causa do novo.
O antigo que já foi novo é tão novo como o mais novo."
Augusto de Campos (Verso, reverso, controverso)

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Memórias (anônimas) do Norte do Paraná


Neste domingo chuvoso, durante minhas garimpadas numa feira de antiguidades em São Paulo, encontrei algumas fotografias da década de 1950. Uma família de descendência japonesa aparece em várias imagens registradas nesta época. Em destaque os veículos Willys (um jeep e uma rural), e que os personagens, com pose e orgulho, registram aquele momento histórico do Norte do Paraná. Fotos trazem algumas anotações: "Paraná 1953", em outra "Apuc 25-9-54" (deduzo que tenha sido registrada em Apucarana, PR).  

Em tempo:
Caso alguém conheça estes personagens, podem escrever para o blog. Será um prazer divulgar dados sobre estes pioneiros.

Fotos: Acervo de J. C. Cecilio

3 comentários:

  1. JC, minhas suposições.

    A primeira parece ser uma cidade instalada ao longo do eixo colonizado pela CTNP (Londrina - Umuarama). A julgar pelos paralelepípedos e um dos prédios ao fundo, talvez seja algo nas proximidades da Praça Santos Dumont, em Umuarama. Se for realmente, a imagem é da década de 1960, devido a fundação da cidade. Há uma grande possibilidade.

    A terceira não nega, é o norte/noroeste mesmo, devido a terra vermelha. A placa, me pareceu, ser de Londrina. O menino da segunda e da terceira imagem pareceu-me o mesmo, só que em momentos diferentes.

    ResponderExcluir
  2. A primeira fotografia (com o veículo Rural) foi ampliada em São João da Boa Vista, no estado de São Paulo, pelo Foto R. Gianelli (anos 50/60) e terceira (Jeep) na estrada foi tirada no norte do Paraná em 1955 (a data está equivocada, pois numa outra idêntica no mesmo lote comprado (prova de contado), aparece uma outra data: 3-9-55).

    ResponderExcluir