"eu defenderei até a morte o novo por causa do antigo e até a vida o antigo por causa do novo.
O antigo que já foi novo é tão novo como o mais novo."
Augusto de Campos (Verso, reverso, controverso)

terça-feira, 12 de julho de 2011

Edifício Maria Tereza


O segundo arranha-céu residencial da cidade de Maringá (acima de 10 andares) e o maior até os anos 1970. O Edifício Maria Tereza completa seus 50 anos (desde a expedição do alvará em 1961). Super localizado, tem a melhor vista para o principal monumento da cidade, a Catedral. O prédio conta com 15 andares e 91 apartamentos. Está localizado na Av. Getúlio Vargas, n° 35 (esquina com Av. XV de Novembro).
Acima, anúncio de 1963, com as primeiras lages completadas. A empresa responsável pela construção foi a Cruzeiro do Sul e as vendas foram feitas pela Imobiliária Rotec de Londrina. Ao lado, um cartão postal de 1975, ainda com as cores azul e branco.
Fonte:  Revista NP - Norte do Paraná - Março de 1963.
            Cartão Postal - Av Getúlio Vargas com Catedral - EDICARD, 1975
            Acervo pessoal de J. C. Cecilio


3 comentários:

  1. JC, a empresa responsável pela execução do projeto foi a Construtora Cruzeiro do Sul de Carlos Alcântara Rosa, fundada em 1951.

    ResponderExcluir
  2. Caro Cecílio,

    Observando algumas fotografias antigas, notei que, na verdade, o primeiro arranha-céu residencial de Maringá foi o Edifício da Lavoura (atual Condomínio Edifício Maringá), localizado na esquina das Avenidas Brasil e Duque de Caxias.

    Analisando ainda algumas imagens, percebi que as obras de construção do Edifício Maria Tereza podem ter começado antes, porém, devem ter sido paralizadas por alguns anos, sendo retomadas posteriormente.

    ResponderExcluir
  3. Deprá, você está certo com relação ao início das obras.

    Para você ter uma ideia, tenho uma foto de 1958 ou 59 que já vejo o início das obras.

    ResponderExcluir