"eu defenderei até a morte o novo por causa do antigo e até a vida o antigo por causa do novo.
O antigo que já foi novo é tão novo como o mais novo."
Augusto de Campos (Verso, reverso, controverso)

sábado, 15 de setembro de 2012

Cidade Canção: Os Jacarés

Reportagem especial do Jornal do Povo de 10 de maio de 1995.
(texto: Reginaldo Eloi / fotos: arquivos particulares dos integrantes).


O primeiro grupo de rock-twist do país, foi criado em 1966 e dissolvido em 1980, fez sucesso em todo o Paraná. Fez muito sucesso com hits dos Beatles e dos Incríveis. O grupo nasceu inicialmente como "The Alligators", influenciado pelas bandas inglesas batizadas com nomes de animais. A banda foi formada por estudantes que se encontravam e tocavam até se organizarem oficialmente como Os Jacarés: Catito, contrabaixista, Lázaro, guitarrista solo, João, baterista e Otacílio "Tatá" Cabral, o vocalista (crooner).  Em outras formações também participaram da banda: Valter Pineda, saxofonista/tecladista e Gentil, guitarrista-base. O grupo Os Jacarés também teve em seu elenco, Cliff (baterista), Alvino Bonatti (baixista), Serginho (baixo) e Valderval (base). Apesar de vários pedidos para a volta da banda, esta nunca se realizou.

A banda tocava e participava de muitos bailes, shows e festivais por todo o Paraná. Lotava platéias em Maringá, como Cine Paraná, Clube da Juventude, Clube Olímpico e Centro Portugês.Os irmãos Gentil J. Jorge e João J. Jorge (falecido em 2012) são filhos do casal de pioneiros Benedito José Jorge (falecido em 1994) e Luzia Seravalli Jorge (falecida em 2012) - Casal proprietários da tradicional Casa Maringá, o primeiro comércio da cidade.



Fonte: Jornal do Povo, Maringá 48 Anos (10 de Maio de 1995). - Acervo particular família Jorge/Abrão.







10 comentários:

  1. Sou filha do Lazaro e somente hoje encontrei essa reportagem. Meu amado pai, amava seu violao, esta com Deus.

    ResponderExcluir
  2. Sempre conto historias do Sr Lázaro para a Larissa(neta dele),qdo ele pegava o violao e começa a tocar.❤️

    ResponderExcluir
  3. Os jacarés teve um baterista chamado Carlos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando o Neto e o Serginho saíram entramos eu (Bispo-Baixo) e Dirceu-Bateria) nos juntamos a Valderval, Lázaro, Walter e João Doce.

      Excluir
  4. Acredito q não. Eu fui depois do João Bicudo, o segundo baterista da banda, depois de uma rigorosa seleção feito na Jacarés dia, um barzinho aonde a gte ensaiava e tocava. Depois q sai junto com o Serginho, até pode ser. Mas logo a banda acabou tbm.

    ResponderExcluir
  5. somente hoje em 2021 fui ver esta reportagem do meu pai Walter.. gostaria de ter mais fotos desta epoca, alguem para aumentar o acervo?

    ResponderExcluir
  6. Sou filho do Walter Pineda, também gostaria de ter mais fotos dessa época, meu querido pai partiu a 5 anos e a música era sua paixão.

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde. Tenho apenas estas imagens acima. Estou sempre pesquisando. Caso encontre outras, postarei aqui. Obrigado. Abraço.

    ResponderExcluir
  8. Na época a gente não imaginava a saudade que teria no futuro. Nunca nos preocupamos em guardar fotos. Não tenho nenhuma das bandas que toquei nesta época. Em 1996 eu tinha retornado a Maringá e fizemos alguns shows. Eu, Walter, Lázaro, Gentil , João e Zezé (Zé Maringá) e também o Tatá Cabral. Num destes Shows o Valderval e o Serginho também compareceram!!

    ResponderExcluir