"eu defenderei até a morte o novo por causa do antigo e até a vida o antigo por causa do novo.
O antigo que já foi novo é tão novo como o mais novo."
Augusto de Campos (Verso, reverso, controverso)

quinta-feira, 9 de julho de 2020

SANBRA: Greve vitoriosa!

Operários paralisados aguardam sua reinvindicação  salarial - unidade SANBRA de Maringá.
Na meia-noite do dia 20 de maio de 1963 (uma segunda-feira), começa a vigorar greve geral na unidade da SANBRA (Sociedade Algodoeira do Nordeste Brasileiro) da cidade de Maringá.
Conforme assembleia dos operários, foi aprovada por unanimidade pelos presentes.
A reinvindicação era de 70% de aumento sobre seus salários já muito defasados. A adesão paredista foi total, sem tentativas de "furões" ou piquetes. O movimento foi coeso e pacífico de ambos os lados (patrão/empregado). 

Uma comissão de empregados foi criada pelos organizadores e que seguiram para a matriz em São Paulo.  O Advogado dos operários foi Jorge Haddad, consultor jurídico de diversos sindicatos de Maringá e região.  Dezenas de caminhões carregados de algodão parados no entorno da sede, na Avenida Colombo. Motoristas e operários também "carregados" de muita ansiedade.  

Por quatro dias, seguiram-se as árduas negociações na capital paulista.

Finalmente, após o quarto dia, no fim da noite, fecharam  o acordo com a majoração de 35% sobre os salários da unidade. Foi considerada uma grande vitória por todos os funcionários, obtendo o piso salarial equivalente aos colegas do  Estado de São Paulo.


Fonte: Jornal Ultima Hora (Curitiba)  - Maio 1963
Foto sem crédito (Ultima Hora)

Um comentário: