"eu defenderei até a morte o novo por causa do antigo e até a vida o antigo por causa do novo.
O antigo que já foi novo é tão novo como o mais novo."
Augusto de Campos (Verso, reverso, controverso)

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Memória: Almanaques de Farmácia

Editados desde o século XIX, os 'almanaques de farmácia' foram publicações que durante décadas promoveram e popularizaram as drogas medicinais e os artigos cosméticos que competiam em nosso mercado de saúde. Elaborados inicialmente por algumas das antigas 'pharmacias' de manipulação, passaram posteriormente a fazer parte do conjunto de estratégias publicitárias adotadas pela maioria dos modernos laboratórios químico-farmacêuticos para a promoção e comercialização de seus produtos.
Aqui  resgato imagens de capa de alguns deles da década de 1970, 1980 e 1990 de meu pequeno acervo, que foram distribuídos pelas farmácias de Maringá, veja o timbre na capa de cada um.
Os mais famosos eram o Almanaque Biotônico (Fontoura) e o Alamanaque Renascim (Sadol).
Divirtam-se! 
Estes almanaques traziam informações de saúde e beleza, curiosidades como dicas rurais, pesca (tabela de marés), horóscopo, humor, palavras cruzadas, esporte e cultura. Numa época com poucas publicações deste gênero, ajudava a população de menor renda a ter um pouco de cultura,  apesar de superficial e simplória.  Eles ainda existem !!!


Acervo de J. C. Cecilio

Um comentário:

  1. esse fiat uno de 1993,, se não estou enganado saiu para a cidade de Porto União s/c,,,,confere???

    ResponderExcluir