"eu defenderei até a morte o novo por causa do antigo e até a vida o antigo por causa do novo.
O antigo que já foi novo é tão novo como o mais novo."
Augusto de Campos (Verso, reverso, controverso)

domingo, 22 de maio de 2011

Cine Rian

Cine Rian, 1951
Cine Rian, o cinema mais esquecido da cidade, talvez somente lembrado pela minha famíla, pois temos evidências de sua existência. Este prédio também era em madeira e localizava-se na Rua Pinguim (hoje Rua Antônio Carniel) no Maringá Velho. Estamos resgatando e estudando melhor esta memória.
Meu tio, o Sr. Fausto Abrão, filho de José Jorge Abrão (Cine Primor) também foi projecionista deste cinema (na foto, o terceiro, da esquerda para a direita, de camisa branca).
Abaixo, o suporte com os cartazetes (lobby cards) de cenas dos filmes exibidos.
Clique nos links para assistir uma amostra dos filmes daqueles tempos.

lobby do Cine Rian, 1951
Vemos anunciados "Os 3 Patetas" (The Three Stooges, 1934-1958) em curta metragens, divididos em episódios - com o "trio mais biruta da tela", com Moe Howard, Curly Howard e Larry Fine - Diretor: Jules White (Columbia Pictures) - P&B


Ao centro, vemos o "faroeste"  "Revolver de Prata" (Loaded Pistols, 1949) com Gene Autry, Barbara Britton e Chill Wills - Direção:  John English (Columbia Pictures) - 79 min - P&B


Ao fundo, à direita, o anúncio do seriado inspirado na lenda de Robin Hood na Inglaterra, no século XII. Os episódios eram projetados aos sábados, "Sangue e Espada" (Son of the Guardsman, 1946) - com Robert Shaw, Daun Kennedy,Ray Bennett, Robert "Buzz" Henry e John Merton. (Columbia Films Serials) - P&B


Abaixo, um fotograma de filme 35mm, original (uma relíquia de meio metro de película do Rian, em meu acervo), da comédia musical  "Você Conhece Susie?" (If You Knew Susie, 1948) com Eddie Cantor e Joan Davis (ambos na cena) - Diretor Gordon Douglas. (RKO) - 90 min - P&B

Imagens: Acervo pessoal de J. C. Cecilio

5 comentários:

  1. Muito bom esse resgate da memória de uma cidade que insiste em apagar e destruir tudo o que é antigo.
    Parabéns!

    Malu

    ResponderExcluir
  2. Caro Cecílio,

    Muito possivelmente o Cine Rian de Maringá foi uma homenagem ao famoso Cinema Rian, do Rio de Janerio, construído em 28 de novembro de 1932 na cidade do Rio de Janeiro e demolido em 16 de dezembro de 1983. Foi fundado pela artista e primeira-dama do Brasil Nair de Tefé von Hoonholtz (esposa do presidente Hermes da Fonseca), quando esta se mudou para a então capital federal. Era um dos cinemas mais bem conceituados do Rio de Janeiro. Sua sede era privilegiada, pois localizava-se à frente do oceano Atlântico, na avenida Atlântica, 2965, em Copacabana. Foi-lhe dado este nome - Rian(Nair de trás para frente) -, pois o mesmo é o pseudônimo da sua então proprietária e fundadora, Nair de Tefé (Fonte: Wikipédia).
    A Revista de História da Biblioteca Nacional (nº 65 - Ano 6) em sua seção "Retrato" mostra a trajetória de vida da artista Nair de Tafe, escrita pelo Professor Antonio Edmilson Martins Rodrigues.

    ResponderExcluir
  3. Sim, Deprá, esta informação do Rio de Janeiro eu ja sabia, e com certza foi a inspiração no nome deste cinema de Maringá.
    Mas estou procurando o fundador.
    Cada dado obtido é um pedacinho do quebra-cabeça daquela época.

    Obrigado!
    JC

    ResponderExcluir
  4. JC, a família que foi proprietária do Cine Rian foi a família Carnelossi. Depois, segundo alguns relatos, o prédio do cinema virou uma serraria. Com tempo, foi demolido.

    Existe uma pintura na Gerência de Patrimonio Histórico, de um prédio azul, que possivelmente seja o Cine Rian.

    ResponderExcluir
  5. Miguel,
    A propriedade foi comprada pelos Carnelossi que instalaram ali uma marcenaria. Eu conheci e eram meus vizinhos de fundo. Eu frequentei o prédio de madeira, que iclusive tinha uma sala de projeção no mezzaninno.
    Hoje o prédio novo está alugado para outros fins.

    Obrigado!

    ResponderExcluir