O Cine Primor (imagem acima), que pertenceu à José Jorge Abrão, teve curta duração (estamos levantando sua história, ainda confusa, como compra, venda e sociedade). O fato mais conhecido foi o grande incêndio ocorrido em 2 de novembro de 1949, durante matinê em plena tarde do dia de finados. O fogo consumiu (foto abaixo) não somente o prédio em madeira, mas quase dez outros, como residências e comércio daquela quadra, no Maringá Velho. Localizava-se na Av. Brasil entre a Rua Jumbo (atual Rua Dr. Lafayete Tourinho) e a Rua Cleópatra (atual Rua José Jorge Abrão), Hoje, neste endereço funciona uma igreja pentecostal.
O filme exibido era "Brutalidade" (Brute Force), de 1947, do diretor Jules Dassin que contava com o elenco: Burt Lancaster, Hume Cronyn, Charles Bickford, Yvonne De Carlo, Sam Levene, Ella Raines, Ann Blyth, Jeff Corey, Anita Colby, John Hoyt. Clique no link para ver o trailer do filme.
Sinopse: Filme de ação contando uma rebelião dentro da prisão de Westgate. O motim contra o sádico chefe da prisão é iniciado por seis homens que dividem uma cela e liderados pelo gângster Joe Collins, vivido por Burt Lancaster.EUA, 1947, P&B, 98 min.
Lobby cards originais: Acervo de J.C.Cecilio
Prezado J C Cecilio,
ResponderExcluirboa tarde!
Estou trabalhando numa pauta sobre os cinemas de rua de Maringá para o jornal Gazeta do Povo.
Gostei do material do seu blog. Você poderia entrar em contato comigo, por favor: (44) 3218-6465 ou mmello@gazetamaringa.com.br.
Muito obrigada!
Abraços e até,
Maria Carolina Caiafa