"eu defenderei até a morte o novo por causa do antigo e até a vida o antigo por causa do novo.
O antigo que já foi novo é tão novo como o mais novo."
Augusto de Campos (Verso, reverso, controverso)

terça-feira, 21 de junho de 2011

Todos a bordo! O Trem vai partir !!!


A Locomotiva N° 608, hoje estacionada lá na entrada do Parque do Ingá,  trata-se de uma "Baldwin Locomotive Works" - Mikado - 2-8-2 (sequência de rodas) provavelmente fabricada em 1921 na cidade de Philadelphia, Pennsylvania, EUA. Quem sabe, um dia algum bom maluco resolva colocar a cidade e esta Maria-Fumaça nos trilhos?
Para viajarmos nela (ou simular o passeio), escolhi uma locomotiva dez anos mais velha e centenária (de 1911), um modelo mais ou menos equivalente ao 608. Então, vamos viajar clicando no vídeo abaixo,(na locomotiva N° 110,  da estrada de ferro:  "Little River Railroad", em Coldwater, Michigan, EUA).   Bom passeio a todos!
 
Dica do Blog:
Para quem quiser curtir um passeio ao vivo numa Maria Fumaça autêntica, recomendo quando ir à São Paulo, la na Mooca: a locomotiva de 1900 percorre um trecho que pertencia ao Ramal Ferroviário dos Imigrantes e opera aos sábados, domingos e feriados, das 10 às 16h; saindo da Parada da Rua Visconde de Paranaíba, 1253 (Oficina de Roosevelt), indo até a rua da Mooca e, na volta, até a entrada da Estação do Brás, retornando ao ponto inicial. Os horários de partida dos passeios são, em média, a cada uma hora, sendo a duração aproximada de 25 minutos.
A parada do Trem Cultural dos Imigrantes está anexa a antiga oficina de Roosevelt, da E strda de Ferro Central do Brasil, inaugurada em 1909. Hoje atual oficina de manutenção da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos- CPTM. O passeio no Trem Cultural dos Imigrantes demanda uma contribuição à parte para custos de operação e manutenção.
O passeio no carro de Primeira Classe de aço , da Déc. de 1950, com poltronas, importa em R$ 6,00.
O passeio no carro de Segunda Classe, do ano de 1900, com bancos duplos de madeira, importa em R$ 6,00.

Ramal Ferroviário Imigrantes - Mooca - São Paulo, SP
Foto: Parque do Ingá - Locomotiva #608 - J.C. Cecilio (2008)
Foto: Ramal Ferroviário - São Paulo, SP - J.C. Cecilio (2011)
Vídeo: Youtube

Nenhum comentário:

Postar um comentário